Você sabia que muitas dúvidas sobre o trâmite dos concursos públicos podem ser respondidas pelo portal de acesso a informação?

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Essa possibilidade foi instituída com a conhecida Lei de Acesso à Informação(Lei nº 12.527), que atualmente é aplicada a todos os órgãos da Administração Direta e Indireta.

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Com base nesta Lei, o candidato ou qualquer cidadão pode controlar de perto a disponibilidade orçamentária do órgão de interesse, a contratação de funcionários terceirizados, a ocorrência de vacâncias, os desvios de função, ou qualquer outra informação (desde que não seja sigilosa) sobre o órgão de interesse.

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Para cadastrar as suas dúvidas sobre determinados concursos, basta entrar no site do órgão e procurar pelo portal de Acesso à Informação, que geralmente é identificado pelo seguinte símbolo:

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Após, é necessário fazer um breve cadastro, indicando dados como e-mail para a resposta, nome completo e CPF.

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Com esses simples passos, é possível obter informações necessárias para a instrução de uma ação judicial ou, ainda,  apenas para obter maiores esclarecimentos sobre o órgão ou sobre o procedimento do concurso público desejado.

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Por: Thaisi Jorge, advogada, especialista em concurso público

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Thaisi Jorge

Thaisi Jorge

Sócia do escritório Machado Gobbo Advogados. Formada na Universidade de Brasília. Pós-graduada em Direito Contratual pela PUC-SP. Pós-graduada em Direito Administrativo pela USP. Reconhecida no guia americano Best Lawyers 2020 a 2024 na área de Direito Administrativo. Ex-Presidente da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB/DF.

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