2013 foi um ano intenso em termos de concursos. Tivemos grandes provas, como AFT, Bacen e STJ. Tudo indica um crescimento na demanda de servidores, mas com aquela natural esfriada em ano eleitoral.

.

2014, então, provavelmente é um dos melhores anos para que você se dedique e se esforce e comece a construir o caminho para conquistar sua aprovação no cargo que deseja.

.

Veja aqui, então, 5 dicas para começar o ano com o pé direito:

.

1. Estabeleça uma meta. É muito fácil navegar à deriva. Basta soltar o timão. E exatamente porque é fácil, acaba sendo o que a maioria das pessoas faz.

.

Quanto tempo de vida poderia ser economizado se soubéssemos para onde estamos indo e nos preparássemos para isso…

.

Em 2014, não deixe que isso aconteça. Estabeleça um plano para sua carreira pública. Sabe onde quer chegar e por onde quer passar e, acima de tudo, seja coerente (com os planos e com você). Esse é, certamente, um dos pontos mais importantes de toda a sua trajetória e é o que precede o esforço restante.

.

2. Faça uma avaliação critica de 2013. Se você está começando a estudar agora, meus parabéns. Você está buscando uma mudança de vida e informações pra poder fazer isso.

.

Mas se não está, faça uma avaliação crítica de 2013. O ano foi o que você esperava? Você estudou tanto quanto gostaria? Dedicou-se como pretendia? Fez seu melhor?

.

Se a resposta para qualquer dessas perguntas for negativa, talvez esteja na hora de descobrir o que está te atrapalhando e agir para corrigir os problemas. Somente assim você conseguirá evoluir e chegar no patamar da aprovação desejada.

.

3. Comprometer-se com você. Salvo exceções, estudar para concursos é um compromisso que você faz consigo. É um compromisso pelo seu bem estar social, financeiro e familiar, e é um compromisso que deve ser respeitado.

.

Você não deve essa aprovação desejada a mais ninguém – só a você. Portanto, respeite esse compromisso próprio e busque sua aprovação por você.

.

4. Usar novas ferramentas. As provas estão ficando cada vez mais competitivas, e quem não aprende algo novo todos os dias acaba ficando para trás.

.

O Foco nos Concursos foi uma grata surpresa a cena dos concurso de 2013 e veio preencher uma lacuna importante na preparação para concursos, que é a questão jurídica que envolve a indústria.

.

Além de acompanhar o Foco, o que é obrigatório para quem presta concursos, procure acrescentar em 2014 pelo menos uma ferramenta que vá te ajudar a buscar seus objetivos, seja um site de questões, artigos, livros, qualquer coisa que te aproxime de sua meta. Você certamente será recompensado por isso.

.

5. Ser um concursando profissional para sê-lo por menos tempo. Por fim, vem uma aglomeração dos pontos anteriores: concursos são uma questão de esforço e de dedicação – quanto mais você aplica, menos tempo permanece nessa vida. Portanto, foque-se, dê o seu melhor e faça de 2014 o grande ano de sua aprovação.

.

Bons estudos e sucesso,

.

Fernando Mesquita

.

Fernando Mesquita é escritor, articulista, professor, palestrante, fotógrafo e servidor público. Aprovado em 14 concursos públicos nos últimos 10 anos. É autor da pesquisa Concursandos – o livro e do livro Sucesso nos Concursos de A a Z, a ser publicado em 2014 pela editora Impetus. Escreve semanalmente em seu site – blogdofernandomesquita.com.br

Thaisi Jorge

Thaisi Jorge

Sócia do escritório Machado Gobbo Advogados. Formada na Universidade de Brasília. Pós-graduada em Direito Contratual pela PUC-SP. Pós-graduada em Direito Administrativo pela USP. Reconhecida no guia americano Best Lawyers 2020 a 2024 na área de Direito Administrativo. Ex-Presidente da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB/DF.

Deixar um Comentário